A nível internacional há um consenso crescente de que, a menos que sejam adoptadas medidas rapidamente, o planeta sofrerá alterações climáticas irreversíveis.
A UE já formulou uma resposta inequívoca sob a forma de uma política integrada em matéria de energia e alterações climáticas, do compromisso de redução das emissões de gases com efeito de estufa em pelo menos 20% até 2020 e da promessa de assumir um papel de líder nas negociações internacionais, a fim de adoptar objectivos ainda mais ambiciosos. Esta resposta contribuirá para evitar que em todo o mundo a temperatura aumente mais de 2° C, valor que os cientistas crêem constituir o ponto de viragem irreversível.
Para concretizar este objectivo, é imperioso que utilizemos os recursos energéticos de um modo mais sustentável e optemos por formas de energia mais renováveis, captando e armazenando o dióxido de carbono e empenhando-nos em inverter o processo de desflorestação.
É provável que tal venha a alterar o nosso estilo de vida, mas sem necessariamente pôr em causa o nosso nível de vida ou o de gerações futuras.
Índice
A ameaça e o desafio
O caminho a seguir: uma resposta integrada
Dar continuidade às nossas realizações
O contributo da política energética
O papel da tecnologia
Reduza a sua pegada de carbono
Outras leituras
Poderá obter esta brochura em formato word aqui: http://ec.europa.eu/publications/booklets/move/70/pt.doc
A brochura é distribuída gratuitamente em toda a Europa.
Para receber um exemplar, contacte o centro de informação Europe Direct mais próximo. Consulte a lista destes quase 400 centros de informação regionais espalhados pelos diferentes países da UE. Se não lhe puderem disponibilizar um exemplar, poderão ajudá-lo com outros textos informativos sobre a UE.
Se vive num país fora da União Europeia, entre em contacto com a Delegação da UE do país em que se encontra.
Pode também solicitar o envio de um exemplar através da Livraria da UE, desde que ainda haja exemplares disponíveis.